Como obter a Certificação PBQP-H

O PBQP-H é o programa base para inclusão das construtoras em sistemas habitacionais, nas diversas modalidades de contratação. Além de promover a melhoria contínua nos processos e canteiro de obras, condicionando a padronização de atividades em todas as fases.

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) foi criado pelo Governo Federal há mais de duas décadas para elevar a qualidade em todos os setores da Construção Civil e ampliar o acesso as habitações. A iniciativa já certificou mais de três mil empresas no país sendo pré-requisito para as construtoras aprovarem projetos em moradias sociais e para participarem de programas habitacionais, como o Minha Casa Minha Vida.

A certificação é uma ótima oportunidade para a Construtora demonstrar a todos os setores seu potencial competitivo e atendimento aos padrões e requisitos aplicados em contratos de obras de qualquer seguimento, em especial para a construção de unidades habitacionais de interesse social muito fortemente promovido pela Caixa Econômica Federal e através do programa Minha Casa Minha Vida.

Em especial, com adesão ao PBQP-H, a construtora mantém elevados padrões de conformidade em suas etapas construtivas, tais como, qualificação dos profissionais, padronização na execução de serviços, atendimento a padrões de qualidade e considerável satisfação do cliente.

Como obter então a certificação para sua Construtora?

1.Tenha atenção aos requisitos da Obra

A primeira norma importante é o Regimento SiAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil, seguido da NBR 15575 – Norma de Desempenho, a primeira segue a base da norma NBR ISO 9001 e orienta a Construtora para a conformidade do produto, tendo como princípio maior a Satisfação do Cliente. No entanto, para a garantia de uma obra com qualidade, durabilidade e segurança é necessário atender normas técnicas direcionadas para materiais e serviços aplicados, incluídos desde a fase de projeto, passando pela vistoria final da Obra, entrega e pós entrega.

2. Mantenha padrão em todos os processos

Um dos critérios importantes apresentados pelo Regimento SiAC é o atendimento aos padrões e requisitos nas etapas da Obra, tais como; procedimentos, instruções, registros, organização, uso de ferramentas adequadas, uso de equipamentos adequados e a promoção da mão de obra preparada, este último, deve ser conduzido em caráter de conhecimento necessário ao tipo de serviço que irá conduzir, para tanto, um programa de capacitação e atualização deve ser permanente em que muitas vezes reforça a necessidade de atribuir competência por atividade técnica aprendida na Construtora.

3. Atenção ao meio ambiente e segurança

A obra deve estabelecer uma forte sinergia entre suas necessidades e o meio no qual está inserida, portanto, requisitos normativos ambientais devem ser atendidos, especialmente ao CONAMA e normativas municipais, com adequação apropriada aos resíduos do canteiro de obra. Um programa de sensibilização deverá ser permanente envolvendo os profissionais e demais partes interessadas. Outro ponto focal é a segurança proporcionada em cada fase e tipo de obra, cuidando especialmente dos profissionais e não menos importante da vizinhança, comunidade, visitantes e futuros ocupantes. Um programa de Saúde e Segurança deverá ser permanente na Construtora a fim de promover atividades que permitam o atendimento aos programas PGR e PCMSO.

4. Busque apoio nas soluções digitais

As soluções digitais como software e aplicativos, embora não seja uma exigência do programa e da certificação, são ferramentas importantíssimas ao longo das atividades da construtora, sejam nos processos meios e fins. O que permite por exemplo uma melhor produtividade, assertividade e rastreabilidade, com maior eficiência da Obra, pois a atenção aos detalhes e preocupações dão lugar a agilidade e garantia de manutenção de dados críticos para o processo produtivo e produto final. Um aplicativo como o Videnci do Grupo Exati, quando utilizado na inspeção de serviços controlados e dos materiais controlados podem garantir maior eficácia nas respostas, bem como, garantia de rastreabilidade com facilidade na demonstração das inspeções realizadas para a supervisão, fiscalização e auditorias, contribuindo de forma consistente nas medições dos serviços.

5. Conte com apoio de Consultoria

As atividades de adequação da Construtora junto a norma SiAC e ao programa do PBQP-H como um todo, poderá não ser de domínio imediato dos profissionais envolvidos, uma vez que a atenção maior é com as informações técnicas de projetos. Para esta finalidade, uma consultoria poderá agregar maior facilidade e aplicabilidade dos requisitos nas diversas etapas do Sistema de Gestão da Qualidade em todos os processos. É importante que a Construtora compreenda que o processo de certificação é um momento de inteira dedicação e envolvimento de todos, costumo afirmar que esse sistema se divide em dois momentos cruciais, Gestão e aplicação Técnica. Talvez uma das atividades não seja da realidade de alguns participantes, porém, o desenvolvimento contínuo conduzido por um planejamento e revisão de tarefas conduzirão todos ao conhecimento necessário em cada fase e após, cada um assumindo seu papel frente ao trabalho e resultados estimados. Outro ponto importante é a atualização do programa PBQP-H. Uma consultoria manterá todos sempre bem informados acerca das mudanças e adequações necessárias para a manutenção da certificação.

A Plenum Qualidade possui metodologia e profissionais altamente capacitados para conduzir a Construtora no processo de certificação e manutenção do programa de forma simples, assertiva e melhor custo/benefício.

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